domingo, 20 de agosto de 2017

Câmera Record: Domingo 20/08/2017: A luta da polícia contra o tráfico na fronteira brasileira

O jornalístico Câmera Record que vai ao ar neste domingo, dia 20-08-2017, destaca os altos índices de homicídio, grandes carregamentos de drogas e um exército a serviço do contrabando. O jornalístico mostra todos os detalhes de uma fronteira povoada pelo medo. Os repórteres trazem imagens exclusivas dos bastidores de uma guerra que há anos acontece todos os dias na fronteira mais conturbada e perigosa do país.

Na região de Foz do Iguaçu, Paraná, na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, o Câmera Record flagra a ação de narco contrabandistas por terra, ar e água. O rio Paraná funciona como uma fronteira fluvial de 190 km entre Brasil e Paraguai. Bem no meio, há uma parte ainda mais ampla: o lago de Itaipu.

Para fiscalizar uma área tão extensa, os policiais precisam contar com um equipamento de ponta: o chamado “caveirão aquático”. A embarcação tem 300 cavalos de potência, o que equivale ao motor de um carro esportivo, e ainda conta com tecnologia pra facilitar as operações à noite. “Temos que aguardar o momento em que as quadrilhas começam a subir. E depois que elas começam a subir, você tem que aguardar o melhor momento pra iniciar o acompanhamento”, diz o agente federal, em entrevista exclusiva.

E não demorou muito para os federais cercarem um barco em que o piloto carregava 150kg de maconha. O delegado Mozart Fuchs explica o que sua equipe enfrenta. “Nós temos hoje quadrilhas e grupos criminosos cada vez mais preparados. São grupos que atuam com escolta armada, são grupos que atuam também com tecnologia e com informação. E, pra combater isso, nós precisamos estar no mesmo nível ou acima”.

O arsenal apreendido recentemente com os criminosos impressiona. São armas de diversos tamanhos e calibres. A equipe do jornalístico teve acesso exclusivo ao paiol de armas e munições da PF. “O fuzil ponto 50 é a arma mais pesada que já foi apreendida. Esse fuzil pesa em torno de 13 kg, é difícil manuseá-lo. Mas eu me refiro também ao peso da munição. Um disparo desse fuzil pode ultrapassar facilmente uma lancha blindada. E até derrubar um helicóptero”, revela o repórter Marcus Reis.

Nos labirintos de terra que cortam a região, nossas equipes acompanharam perseguições que parecem filmes de ação. Na operação, até então mantida em sigilo, os agentes vão atrás de três contrabandistas. A viatura alcança os fugitivos. E chega a bater na traseira de um dos carros. Desesperado, o motorista abre a porta e se joga no meio da estrada. O carro desgovernado se perde na vegetação. A fuga é cinematográfica.

E mais: você vai ver também imagens inéditas da operação que prendeu uma quadrilha de contrabandistas chefiada por uma mulher: “Sirlêi da Luz”

O Câmera record vai ao ar logo depois do Domingo Espetacular.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...