quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Cinema em Casa

Cinema em Casa foi uma sessão de filmes exibida pela emissora brasileira SBT. Sua estreia ocorreu em 17 de agosto de 1988, sendo uma das atrações em comemoração dos 7 anos do SBT. O primeiro filme exibido foi: Rambo - Programado para Matar('82), o segundo foi: Trovão Azul('83 - longa que deu origem a série de tv), o terceiro: Starman - O Homem das Estrelas('84), o quarto: O Exterminador do Futuro('84), e o quinto: O Ano do Dragão('85). Na época, era exibida às quartas-feiras às 09:30 da noite.

História - 1988–2004
O SBT exibiu entre 1988 e 2003 a sessão de filmes Cinema em Casa, a princípio na faixa noturna de 20h45min às 22h15min (uma vez por semana), depois no horário da tarde (de segunda a sexta-feira) no horário de 13h30min até 15h30min. Pode-se dizer que o Cinema em Casa era o equivalente do SBT à Sessão da Tarde da Rede Globo, tendo chegado inclusive a concorrer com esta em alguns períodos. No entanto, o Cinema em Casa foi exibido por mais tempo antes da Sessão da Tarde global, competindo principalmente com as reprises de novelas do programa Vale a Pena Ver de Novo. Na década de 1990 o Cinema em Casa chegou a apresentar filmes impróprios ao horário, como a série A Hora do Pesadelo (com o personagem serial-killer Freddy Krueger), a série do Brinquedo Assassino, A Bolha Assassina, Christine - O Carro Assassino, Alligator, A Volta dos Mortos-Vivos, Bala de Prata, Colheita Maldita, Convenção das Bruxas, Monstro do Armário, O Homem Cobra, O Ataque dos Vermes Malditos, Piranha 2 :Assassinas Voadoras, Garoto de Programa, a série Rambo, Sepultado Vivo, Um Lobisomem Americano em Londres, A Invasão das Aranhas Gigantes, O Mestre dos Brinquedos, O Enigma de Outro Mundo, entre outros. Isso levou o SBT a ser acusado de descumprir as normas de exibição dos filmes, e inclusive foi processado e multado várias vezes por conta disso.

Na grande maioria as atrações eram filmes leves, para o público infanto-juvenil (muitas vezes tendo sido apresentados à noite ou na própria sessão não muito tempo antes), ou filmes do gênero drama, histórias reais de "mães de fibra", lutas contra preconceitos, entre outros temas do gênero. Filmes muito reprisados, tanto pelo Cinema em Casa quanto pela Sessão da Tarde, em períodos alternados, foram: A Lagoa Azul, a série Pee Wee, Um Robô Adolescente, Bom Dia, Vietnã, Olha Quem Está Falando, entre outros. Depois de 14 anos e os baixíssimos índices de audiência, por conta de mudanças no horário (mas permaneceu geralmente entre 14h-16h), o dono do SBT, Silvio Santos, decide extinguir a sessão de filmes, em ampla reforma na programação da tarde. O horário foi ocupado por novelas brasileiras, da Televisa, algumas da América Latina e séries americanas, todas elas reprisadas. Quando foi temporariamente extinta, em 2003, foi substituída pelo programa Falando Francamente, de Sônia Abrão.

Em 14 de agosto de 1991 tem sua última exibição na faixa noturna. Nesse período, foi exibida também às quartas e quintas. Em 19 de agosto de 1991 passa a ser exibida diariamente. Primeiro, de segunda a sexta e depois de segunda a sábado. Em 29 de agosto de 2003 sai do ar. Retorna em 5 de janeiro de 2004 e volta a ser cancelada em 30 de julho daquele ano.

2006–2011
Em 20 de março de 2006, retorna ao ar. Agora na segunda à noite. Mas volta a ser cancelada em 10 de abril. No dia 18 de março de 2008, numa terça-feira, a sessão voltou a ser exibida às 14h15, e o filme de reestreia foi "Mortal Kombat", surpreendendo os telespectadores. O motivo é que a emissora fez a reestreia de última hora, pois quem esperava mais um programa Fantasia, começou com o Cinema em Casa com o filme, e isso fez a audiência pular de 2,5 aos 3 pontos, para 5 pontos com picos de 7, empatando com a Rede Record, que vinha ultrapassando tranquilamente o SBT no horário. O Cinema em Casa, em 2008, completa a marca de 100 exibições de filmes com "O Pequeno Chefe Vermelho". Em 2009, o Cinema em Casa deixa de ser exibido aos sábados, cedendo o lugar ao programa Show da Gente, com Netinho de Paula. A última exibição do Cinema em Casa foi no dia 9 de julho de 2010.

Em 3 de janeiro de 2011, volta, de novo para a grade, mas sai em 5 de maio. Em 2008, a atração retornou ao ar depois de seis anos fora da programação da emissora, no horário das 14h15min às 16h. Desde o mês de dezembro de 2008 oficializou-se no horário das 14h45min às 16h30min, mas devido a programação de 2010 do SBT e a estreia da série Kyle XY, voltou a ser exibida às 14h15min. Em junho de 2010 o SBT anunciou o fim da sessão de filmes para o dia 9 de julho, por falta de audiência, e a substituiu pelas novelas Pérola Negra e Esmeralda. Logo após, o SBT informou que a partir do dia 3 de Janeiro de 2011 o Cinema em Casa iria voltar a nova grade de programação, em novo horário, às 17h30min depois da série Chuck, substituindo o Boletim de Ocorrências. Mas novamente saiu do ar em 5 de maio de 2011

No dia 23 de dezembro de 2010, é anunciado a volta do Cinema em Casa para o dia 3 de janeiro, a partir das 17h30, extinguindo assim o Boletim de Ocorrências, na reestreia foi exibido o filme Happy Feet: O Pinguim onde a sessão ficou empatada na vice-liderança com a Rede Record e a Band com 8 pontos e picos de 10. A sessão sai novamente do ar no dia 5 de maio de 2011, e até agora não há previsão de voltar a programação.

Outras emissoras
O título Cinema em Casa foi um nome utilizado por várias emissoras entre a década de 1960 até 2008 para uma sessão de filmes. O exemplo mais antigo talvez seja o da extinta TV Excelsior, que exibia em seu Cinema em Casa filmes europeus, como os dos diretores Pier Paolo Pasolini, Federico Fellini e Michelangelo Antonioni, entre outros. O SBT é a emissora que desde 1988 exibe a sessão de filmes, mesmo com intervalos de tempo sem exibição.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...